A beleza do Beija-flor
O beija-flor é aquele passarinho que nos encanta a todos, pela sua beleza, sim, claro, mas há muito mais! Há uma beleza que se mostra em muitas cores e em sua leveza de voar, da sua natureza, o fecundar.
Mas, talvez, o mais nobre de seus talentos seja o de fazer sorrir em lábios e em pétalas, e por isso, por tudo que esse gesto representa, dá nome a Associação que existe para ser sorriso na vida das pessoas, a quem me associo, hoje, em luta e causa.
Associação Beija-flor
Tomei conhecimento da Associação Beija-flor, para minha surpresa, somente em 2022. Qual o motivo da surpresa? A função social desempenhada por essas pessoas, o alcance civilizatório de suas ações, o amor que as mesmas dedicam no cuidar do outro!
Um pedido de socorro
Não me ocorre uma explicação razoável para que um trabalho heroico não alcance a notoriedade e o reconhecimento merecido, e pior, quando eu tomei conhecimento foi por conta de um pedido de socorro: a Associação Beija-flor estava agonizando sem recursos, obrigada a suspender suas atividades, reportou-me uma amiga.
Quem é a Associação Beija-flor?
A Beija-flor é uma Associação, formada por pessoas que dedicam suas habilidades profissionais e sociais para tratar de forma multidisciplinar as pessoas acometidas pela patologia, nomeada pela ciência de Fissura Labiopalatina, deficiência decorrente da má-formação crânio-facial, e conhecida popularmente como Lábio Leporino.
A razão de existir da Associação Beija-flor decorre da deficiência, essa também tratável, da saúde pública, nas suas diferentes esferas de governo.
A falha do poder público
O Poder Público falha, miseravelmente, por não normatizar os procedimentos necessários ao tratamento dos pacientes, e portanto, em estabelecer políticas públicas no enfrentamento dessa realidade.
A gravidade é tamanha: brasileiros, em pleno século XXI, são isolados do convívio social, suas famílias são marcadas como “amaldiçoadas”, a serem evitadas por sua hereditariedade, numa visão baseada em crenças medievais, distantes da ciência, lamentavelmente.
Fatores econômicos
Há, ainda, os fatores econômicos que permeiam essa situação, pois essas pessoas não conseguem se inserir no mercado de trabalho, e, ainda que plena em suas capacidades produtivas, se tornam estorvos, pesos para suas família, ou ainda, vão parar, precocemente, na Previdência Social, como incapazes, por conta de uma condição totalmente tratável.
Uma pessoa com essa condição carrega consigo o sonho de ser igual, de ter os mesmos direitos e deveres atribuídos a todos nós, anseia por viver num mundo onde a convivência seja baseada nas diferenças, no respeito e na cidadania.
Manto de injustiça
Somente no estado do Ceará quatorze mil famílias vivem sob esse manto de injustiça! E qual de nós não deseja viver em plena cidadania? Numa sociedade melhor? Mais justa e solidária com os seus?
A Associação Beija-flor está de “pétalas” abertas à colaboração de todos! Desde aquele cidadão que tem energia social para nos ajudar a superar os desafios hoje, aos entes sociais com força econômica ou política, há muito a ser feito!