O Turismo Religioso no Ceará – Um vale de Bênçãos!

População

O Vale do Jaguaribe, região cearense situada às margens do rio que lhe empresta o nome, é formada por 15 Municípios, com uma população de aproximadamente 390.000 mil habitantes, e sob os aspectos geoambientais, caracterizada pelas planícies ribeirinhas, da chapada do Apodi, planície Litorânea, dos tabuleiros costeiros e sertões.

Beleza Natural

Os recentes avanços econômicos alcançados pelo estado, o Vale segue como uma de suas regiões mais carentes, contrastando com seu potencial de desenvolvimento, com destaque para o turismo, por se tratar de uma região de muita beleza natural, verdadeiras bênçãos, que vão desde paisagens serranas em Pereiro até praias fluviais, como as de Tabuleiro do Norte, de Quixeré e de Pedrinhas em Limoeiro do Norte.  Dados do Ministério do Turismo apontam uma movimentação de R$ 20 bilhões no setor, somente em 2019.

Peregrinação Estrangeira

O fato é que o Brasil recebe dezenas de milhares de peregrinos estrangeiros todos os anos, que vêm ao pais visitar as mais de 200 atrações voltadas à fé e peregrinações, com destaque para Aparecida em São Paulo, o Santuário do Padre Cicero no Ceará e o Cirio de Nazaré no Pará.

Impulsionamento Econômico

No Ceará, a religiosidade é um dos traços marcantes na cultura popular, onde a devoção aos santos impulsionam a economia, Levando milhares de peregrinos para destinos como Juazeiro do Norte, Canindé, Tabuleiro do Norte, Crato, Santana do Cariri e Quixadá para pedir bênçãos e até, porque não, chuvas em abundância.

Vale do Jaguaribe

No Vale do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte se destaca com os festejos de Nossa Senhora da Saúde no distrito de Olho D’água da Bica, hoje a terceira maior romaria do Ceará.

Limoeiro do Norte

Em Limoeiro do Norte, a comunidade do Espinho atrai milhares de devotos de Santa Luzia para as festividades em homenagem à santa católica.

Turismo Religioso

O turismo religioso é revestido por características marcadamente comunitárias e sociológicas, mas que ganha contamos estratégicos para o desenvolvimento dos municípios, uma vez que amplia a arrecadação fiscal com base em empresas de prestação de serviços, e segundo o Ministério do Turismo, o setor impacta cerca de 50 segmentos da economia, demandando uma coordenação por parte das secretarias estaduais e, quiçá, a nível ministerial.

São inegáveis os benefícios socioeconômicos advindos do fomento do Turismo Religioso, cabe despertarmos para essa chuva de bênçãos, em substituição ao vale de promessas de hoje.

Dra. Mazé Maia | Advogada

Referências:
https://regionalizacao.turismo.gov.br
https://www.ipece.ce.gov.br

Picture of Dra. Mazé Maia

Dra. Mazé Maia

Advogada
Suplente Deputado Federal
Presidente do PSD Limoeiro

Compartilhe este post com seus amigos:

Categorias

Receba as atualizações mais recentes

Faça parte da nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre notícias, artigos, novos eventos, atualizações.

Últimas notícias